Petrobras bate recorde de produção de combustíveis em março

Petrobras bate recorde de produção de combustíveis em março

Carga média foi de 2,151 milhões de barris de petróleo por dia (bpd) no mês passado, acima de julho de 2013, recorde anterior

A Petrobras, que está no centro de investigações nos âmbitos político e econômico, atingiu recorde de processamento em suas refinarias no mês de março, informou a companhia em nota na noite de domingo. A carga média processada no mês passado foi de 2,151 milhões de barris de petróleo por dia (bpd), superando em 12 mil barris diários o recorde de julho de 2013, de 2,139 milhões de barris diários.

A Petrobras também atingiu recorde na produção de diesel e gasolina com baixo teor de enxofre em suas refinarias. Foram produzidos 4 milhões de barris de diesel S-10 (com concentração de 10 partes por milhão – ppm – de enxofre), 20 milhões de barris de diesel S-500 (500 ppm de enxofre) e 14,8 milhões de barris de gasolina S-50 (50 ppm de enxofre).

As contas da Petrobras têm sido abaladas nos últimos meses pelo déficit em sua produção de combustíveis, que obriga a empresa a importar gasolina, revendendo os produtos no país com preços abaixo do mercado internacional.

A Petrobras também registrou em março produção recorde na camada pré-sal, que atingiu 387 mil bpd. A produção tende a crescer ainda mais, já que em 3 de abril entrou em operação o poço 7-SPH-04-SPS, no campo de Sapinhoá, no pré-sal da Bacia de Santos.

“Esse poço, que tem potencial de produção de 26 mil barris de petróleo por dia, está conectado à plataforma de produção de 120 mil barris por dia de capacidade, o FPSO Cidade de São Paulo”, informou a Petrobras. Vale comentar que o poço SPS-77A tornou-se em 18 de fevereiro o maior em produção no Brasil, com 36 mil bpd. Ele também ligado ao FPSO Cidade de São Paulo.

Fonte: Veja/ com Agência Reuters