Petrobras e Embraer assinam acordo para avaliação de sistemas de petróleo e gás

A Petrobras e a Embraer – multinacionais brasileiras – assinaram ontem (5), em Houston, nos Estados Unidos um protocolo de intenções para avaliar a confiabilidade dos sistemas de petróleo e gás. A ideia é “aplicar rigorosos padrões praticados na indústria aeronáutica para avaliar os requisitos e arquitetura de sistemas críticos utilizados na exploração e produção de petróleo e gás sob a ótica de segurança, condições de manutenção e confiabilidade”, segundo nota da petrolífera.

O primeiro projeto vai usar o sistema BOP (Blow-Out Preventer), com o intuito de garantir a vedação dos poços de petróleo, prevenir vazamentos e fluxos não controlados de óleo ou gás. As atividades ainda dependem de um contrato formal entre as partes.

O protocolo de intenções foi assinado durante a Offshore Technology Conference (OTC).

“Esta parceria abre também uma perspectiva de mercado para a nova unidade de negócios Embraer Sistemas, criada para aplicar em outras indústrias as tecnologias e conhecimentos, desenvolvidos e dominados pela Embraer, que tornaram a empresa referência nos mercados: Aeronáutico e de Defesa e Segurança”, diz a nota da Petrobras.

Fonte: Nielmar de OliveiraAgência Brasil