Petrobras lança edital de contratação da P-86, com 20% de conteúdo local mínimo

Petrobras lança edital de contratação da P-86, com 20% de conteúdo local mínimo

A Bacia de Campos vai ganhar uma nova plataforma. A Petrobrás lançou oficialmente hoje (14) o edital para a contratação do FPSO P-86, que fará parte do projeto de revitalização dos campos de Marlim Sul e Marlim Leste. A abertura dos envelopes com as propostas das licitantes deverá acontecer somente no dia 8 de abril do próximo ano. Contudo, como se tem visto em recentes licitações da petroleira, é possível que haja a postergação desse prazo. A documentação completa do edital (nº 7004319880) está disponível no site da Petronect.

O modelo escolhido para a contratação da embarcação foi o BOT (Build-Operate-Transfer), no qual a licitante vencedora constrói e opera o navio por um período inicial e, posteriormente, transfere a planta para a petroleira. A escolha pelo modelo se deu, de acordo com a Petrobrás, por conta das dificuldades de financiamento encontradas pelos fornecedores, o que inviabilizaria a opção pelo formato de afretamento.

Em paralelo, a companhia também criou um grupo de trabalho interno para discutir meios para aumentar a produtividade da Bacia de Campos, área que completará 50 anos de produção no mês de novembro. Atualmente, segundo a presidente da empresa, Magda Chambriard (foto), a produtividade na bacia é de 17%. Como já noticiamos, a Petrobrás também antecipou a previsão do início de produção do FPSO Maria Quitéria, na porção capixaba da Bacia de Campos, para o mês de outubro. Anteriormente, a unidade só teria o seu primeiro óleo em 2025.

Olhando para outras bacias, a Petrobrás deve lançar novas licitações para a contratação das duas plataformas do projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP). Segundo a  diretora de Exploração e Produção da empresa, Sylvia Anjos, a ideia é apresentar o edital ao mercado em até 15 dias. Como já noticiamos, as tentativas anteriores de contratar as unidades SEAP I e SEAP II não foram bem sucedidas.

Já no pré-sal da Bacia de Santos, a ideia da petroleira é colocar em operação o FPSO Almirante Tamandaré, no campo de Búzios, ainda neste ano ou, no máximo, no início de 2025. Enquanto isso, o FPSO Duque de Caxias, no campo de Mero, também deve começar sua operação ainda em 2024, mas ainda sem uma data definida.