Petrobras paralisa 50% da capacidade da Reduc após incêndio
Acidente na refinaria fluminense não teve vítimas e as outras unidades seguem operando normalmente
A Petrobras informou que o incêndio ocorrido na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro – na tarde da última segunda-feira (15) – obrigou a estatal reduzir temporariamente em 50% a capacidade de processamento de petróleo da unidade.
Em nota, a Petrobras afirmou que “não haverá impacto no atendimento ao mercado”, uma vez que a Reduc tem produtos armazenados para entrega. “A refinaria irá operar com carga reduzida até que a unidade retorne à operação”, disse a companhia à Reuters, sem especificar prazo de retorno.
A redução da operação foi necessária porque cerca da metade do petróleo processado na Reduc – cerca de 18,5 bilhões de litros diários — passa pela unidade de destilação que pegou fogo. O incêndio na refinaria fluminense não teve vítimas, e as outras unidades da Reduc não foram atingidas.
O Sindipetro Duque de Caxias publicou em seu site que “recebeu a informação preliminar de que o incêndio teve início às 14:40h na U-1210 (Destilação atmosférica) da REDUC, devido ao rompimento de uma válvula de retenção (RV) com vazamento de combustível. O incêndio teve duração de 1 hora e 10 minutos, e graças ao trabalho conjunto da equipe do SMS – Segurança industrial e da Brigada de incêndio, o fogo foi controlado rapidamente”.
A Reduc é uma das maiores refinarias do Brasil em capacidade instalada de refino de petróleo, com cerca de 239 mil barris por dia, produzindo vários combustíveis, como óleo diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), e asfalto, entre outros.
Foto: Sindipetro Duque de Caxias
Leia também:
Incêndio atinge refinaria Reduc da Petrobras no Rio de Janeiro