Petrobras recebe aval para novos testes no campo de Búzios

Petrobras recebe aval para novos testes no campo de Búzios

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou a Petrobras a realizar um novo teste no campo de Búzios (ex-Franco), área da cessão onerosa, localizada na Bacia de Santos.

A petroleira está autorizada a realizar um teste de formação (TFR) no poço de extensão 3-BRSA-1184-RJS, onde a companhia já havia perfurado no ano passado.

Este ano, a companhia já havia realizado um teste semelhante em Búzios, no poço 9-BRSA-1191-RJS.

Os testes de formação fazem parte das fases de exploração e produção de uma área e visam identificar características do reservatório, como os tipos e vazão dos fluidos, além de avaliar a extensão de uma jazida.

A Petrobras planeja a entrada em operação de um FPSO na área para 2016.

A petroleira declarou, no ano passado, a comercialidade do campo, localizado a aproximadamente 200 km da costa do Estado do Rio.

O volume contratado por meio da cessão onerosa para a área de Franco, de 3,058 bilhões de barris de óleo equivalente, foi constatado na fase exploratória.

Os volumes adicionais previstos no campo de Búzios estão estimados entre 6,5 bilhões de boe e 10 bilhões de boe. Os testes, segundo novas regras da ANP, pagarão royalties.

Desde o mês passado, a ANP passou a cobrar royalties sobre o petróleo e gás natural produzidos em testes de formação de poços.

Até então, a agência isentava do pagamento os volumes queimados por motivos de segurança e emergência e as perdas devido a testes de formação nos poços.

Fonte: Portal Naval