Plataforma marítima chega ao rio de janeiro na maior operação de transporte deste tipo já realizada no mundo

Plataforma marítima chega ao rio de janeiro na maior operação de transporte deste tipo já realizada no mundo

Chegou ao Rio de Janeiro o navio “Boka Vanguard” na maior operação de transporte de um navio plataforma já realizada no mundo. A embarcação saiu da China há 45 dias trazendo a P-67, plataforma de produção de petróleo da Petrobras que irá operar nos campos de pré-sal da Bacia de Santos. O “Boka Vanguard” é um navio do tipo “Heavy Transport Vessel” (HTV) e tem 275 metros de comprimento e capacidade de transportar até 117 mil toneladas. Para se ter uma ideia da dimensão, o navio tem capacidade de transportar o peso equivalente a cerca de 300 aviões intercontinentais. Os dois equipamentos têm certificação Bureau Veritas.

“A classificação atesta a conformidade dos navios aos mais avançados critérios técnicos, com impactos positivos à segurança das operações, das pessoas e do meio ambiente”, destaca Sergio Mello, diretor de desenvolvimento da divisão Maritima & Offshore do Grupo Bureau Veritas no Brasil. 

As duas embarcações envolvidas nesta operação de “dry-tow” (reboque a seco, quando a plataforma vem sobre outro navio que a transporta) são classificadas pelo Bureau Veritas, que além da emissão dos certificados de Classe é também responsável pela emissão dos certificados exigidos pelas Autoridades Marítimas, tais como o Certificado de Prevenção da Poluição, Certificado de Segurança (MODU Code) e Certificado de Borda-Livre (linhas de carga).