População de SP corre o risco de enfrentar racionamento de água

População de SP corre o risco de enfrentar racionamento de água

Representantes dos governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais disputam o Rio Paraíba do Sul

O governo paulista corre contra o tempo para aumentar a oferta de água à população da região metropolitana de São Paulo, que está sob o risco de racionamento. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) lança na quinta-feira (10), em Vargem Grande Paulista, as obras do Sistema Produtor São Lourenço, que vai captar água na bacia do Rio Ribeira de Iguape para abastecer a Grande São Paulo.

O projeto prevê a construção de unidades de captação, bombeamento e sistema de adução para promover a reversão de águas do reservatório Cachoeira do Franca, no Rio Juquiá, no Vale do Ribeira, para a bacia do Rio Tietê.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) voltou atrás e afirmou, nesta quarta-feira (9), que o racionamento de água na Grande São Paulo não está descartado.

O sistema vai ampliar em 4.700 litros por segundo a capacidade de abastecimento da região metropolitana, elevando o volume total para 77,7 mil litros por segundo. O investimento superior a R$ 2 bilhões serão bancado pelo consórcio privado. As obras serão concluídas em 2018.

Comprovação

Um documento divulgado pela Sabesp cita oficialmente, pela primeira vez, a possibilidade de um rodízio de água neste ano na região metropolitana de São Paulo. Metade dessas cidades é abastecida pelo Sistema da Cantareira que nesta quarta-feira (9) registrou novo recorde negativo: o nível baixou de 12,7% para 12,5%. 

Disputa por água com o Rio de Janeiro

Representantes dos governos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais reuniram-se nesta quarta-feira (9), com o presidente da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu, em Brasília, para discutir a proposta paulista de utilizar o Rio Paraíba do Sul para abastecimento da região metropolitana de São Paulo.

A proposta do governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), prevê a construção de um canal para interligar a represa do Jaguari, abastecida pelo Paraíba, com a de Atibainha, que faz parte do Sistema Cantareira.

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, disse que não iria tolerar a falta de água nas torneiras do Rio para abastecer São Paulo.

Fonte: R7 / Estadão Conteúdo