Porto de Antonina tem operações impulsionadas por investimentos

Porto de Antonina tem operações impulsionadas por investimentos

A expectativa para este ano é que sejam carregadas 200 mil toneladas de açúcar pelo terminal

O Porto de Antonina recebeu esta semana o segundo navio para carregar açúcar. Foram embarcadas 14 mil toneladas do produto, com destino a Mauritânia, no oeste da África. Agora já são 28 mil toneladas de volume embarcado até abril. A expectativa para este ano é que sejam carregadas 200 mil toneladas pelo terminal.

A operação com açúcar está sendo possível graças aos investimentos, de R$ 70,6 milhões, feitos nos últimos quatros anos pela Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) no complexo portuário. A obra de dragagem aumentou a profundidade do canal de acesso ao porto de 7 metros para 9,3 metros. Com a dragagem, navios passaram a operar em sua máxima capacidade.

Nos navios de fertilizantes, a capacidade de carregamento em Antonina passa de 18 mil para 30 mil toneladas. No caso embarque de açúcar, a movimentação potencial passa de 14 mil toneladas para 20 mil toneladas.

Segundo o diretor comercial do Terminal Ponta do Félix, Cícero Simião, o navio Skyros, que vai descarregar o açúcar ensacado na Mauritânia, bateu recorde de produtividade nos primeiros dias de carregamento. Em apenas um turno de seis horas, foram embarcadas 1,2 mil toneladas de açúcar. “Estamos mais uma vez mostrando o potencial do terminal, elevando a sua capacidade para 4 mil toneladas por dia”, afirma Simião.

Fonte: Guia Marítimo