Porto de Imbituba se destaca em índice de eficiência nas operações com contêineres entre os portos do Brasil

Porto de Imbituba se destaca em índice de eficiência nas operações com contêineres entre os portos do Brasil

O Porto de Imbituba, localizado em Santa Catarina, alcançou o 1.º lugar no ranking CPPI (Container Port Performance Index), elaborado pelo Global Transport Practice, do World Bank Group, em colaboração com a divisão Maritime, Trade and Supply Chain da S&P Global Market Intelligence. Essa pesquisa fez um ranking de eficiência na administração das operações com contêineres e o complexo liderou a lista entre os portos do Brasil, trazendo ótimos resultados para o setor portuário.

A pesquisa da Global Transport Practice, do World Bank Group, em colaboração com a divisão Maritime, Trade and Supply Chain da S&P Global Market Intelligence, garantiu ao Porto de Imbituba o primeiro lugar no ranking de eficiência na administração das operações com contêineres entre os portos do Brasil. Além disso, o complexo conseguiu um bom destaque entre os portos mundiais, visto que foram analisados 370 complexos para a pesquisa.

Esse índice analisa as operações com contêineres em duas perspectivas principais, a administração das operações e as estatísticas dessas atividades. Assim, quanto à parte administrativa dos negócios com os contêineres, o Porto de Imbituba ficou em primeiro lugar entre os complexos portuários brasileiros.

Para isso, foram consideradas a quantidade de movimentações desse tipo anualmente e todos os dados de escalas dos navios, para a verificação do controle de entrada e saída das embarcações e a organização das operações.

Já em relação à análise estatística das operações com contêineres nos portos do Brasil, o Porto de Imbituba apareceu em quarto lugar. Esses são grandes resultados para o estado de Santa Catarina e o governador Carlos Moisés destacou que “nosso estado demonstra ser sempre muito bem representado. Temos em simultâneo, mão de obra qualificada, um sistema de inovação competente e um ambiente propício para o empreendedorismo. E nossa gestão portuária não fica para trás. Seja na administração direta ou indireta, temos uma gestão de Santa Catarina cada vez mais técnica e eficaz.”

O Porto de Imbituba não só conseguiu um ótimo destaque, como também alcançou uma ótima colocação no ranking mundial, ficando na posição 51 entre os 370 portos analisados. Assim, o complexo ficou perto de outros gigantes do setor, como o de Hong Kong (China) e Incheon (Coreia do Sul). Além disso, em relação às estruturas portuárias da América Latina, Imbituba está em quarto lugar e em primeiro entre os portos do Mercosul, garantindo ainda mais relevância no cenário internacional.

Dessa forma, a autoridade portuária destacou a importância de novos investimentos em inovação e tecnologia não só para as operações com contêineres no Porto de Imbituba, mas para toda a cadeia de transporte de cargas.

E, com a chegada desses resultados, o complexo agora se prepara para atrair ainda mais empreendimentos e novos negócios ao longo do ano de 2022, em razão da sua relevância entre os portos do Brasil.

Atualmente, o Porto de Imbituba conta com um terminal de contêineres, arrendado pela Santos Brasil e, somente durante o ano de 2021, a carga representou 12% de todo o volume movimentado em toneladas, garantindo assim uma boa perspectiva para os resultados atuais que o complexo está colhendo.

Fonte: Click Petróleo e Gás