Porto de Itajaí expande movimentação com novas linhas de navios

Porto de Itajaí expande movimentação com novas linhas de navios

O Porto de Itajaí (SC) retomou recentemente as operações de navios de contêineres e projeta movimentar 77,5 mil TEUs e 45 mil unidades até dezembro de 2024. O aumento da movimentação portuária, aliado à operação de cinco linhas regulares de navios, deve impactar a economia local, com reflexos no mercado de trabalho e no comércio exterior.

A JBS Terminais/Seara, nova operadora do terminal, recebeu três navios em outubro e aguarda outros oito até o final do mês. Além disso, a área pública do porto já recebeu cinco cargueiros. O Maersk Lamanai foi o primeiro navio a atracar após a liberação do alfandegamento da área arrendada. Em novembro, a movimentação deve atingir 55 mil TEUs, superando a meta contratual estabelecida.

Na última sexta-feira (18), o porto registrou a atracação simultânea de quatro navios, tanto na área arrendada quanto na pública. A previsão é que as cinco linhas regulares de navios, já em operação ou com início previsto para novembro, aumentem a atividade portuária nos próximos meses. O aumento das operações também gerou novos postos de trabalho, com 230 empregos diretos criados pela Seara.

Além disso, o porto movimentou 349.426 toneladas de carga geral em 2024, com destaque para a importação de automóveis e produtos siderúrgicos. A movimentação de transatlânticos também foi significativa na última temporada, com 42 escalas e 113 mil passageiros.

Fonte: Portos e Navios