Porto de Paranaguá começa a receber os carregadores de navios
Equipamentos devem aumentar em mais de 30% a produtividade na exportação de soja, milho e farelo pelo complexo
Dois dos quatro novos carregadores de navios já estão sendo montados, no berço 213 do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. As peças, dispostas no canteiro de obra montado no pátio em frente ao local, começaram a chegar no início deste mês. O investimento foi de R$ 59,4 milhões e os equipamentos têm capacidade de carregar até duas mil toneladas de granéis por hora (cada). A expectativa é que os equipamentos aumentem em mais de 30% a produtividade na exportação de soja, milho e farelo pelo complexo.
Dos outros dois equipamentos que estão por vir, um será montado no berço 212 e outro no 214. Segundo Luiz Henrique Dividino, diretor-presidente da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), quatro dois seis shiploaders (carregadores) que operam no corredor serão repostos.
Segundo o cronograma estabelecido pelas diretorias de Operação e Manutenção da Appa, junto à empresa fornecedora (Tecnologia em Movimentação S/A, TMSA, de Porto Alegre), o primeiro equipamento tem previsão de estar montado ainda no final deste ano. O segundo, deve ficar pronto em fevereiro de 2015. Nesta data, o berço 213 passará a operar plenamente com dois novos shiploaders.
Ainda segundo Divino, o equipamento do berço 212 tem previsão de estar pronto em abril do próximo ano. No berço 214, em junho. “Ou seja, até meados do ano que vem, este projeto estará concluído e o Corredor operando com mais potência”, afirma o diretor-presidente.
Fonte: Guia Marítimo