Porto de Pecém tem obras de esteira iniciada
A esteira será utilizada para transportar minério de ferro, entre outros granéis sólidos de alta densidade
A segunda correia transportadora do Porto de Pecém já teve suas obras preliminares iniciadas. A esteira, que será utilizada para transportar minério de ferro, entre outros granéis sólidos de alta densidade, às empresas do complexo encontra-se com 12% dos trabalhos para sua implantação concluídos.
De acordo com a Seinfra (Secretaria de Infraestrutura do Ceará), no momento estão sendo realizados serviços preliminares como as obras civis das fundações das torres de transferência e a fabricação da estrutura da correia. A estrada de serviço, informou o órgão, por meio de sua assessoria de imprensa, já está concluída.
Com investimento de R$ 212 milhões, pago com recursos do Governo do Estado e de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o equipamento será do tipo tubular (impedindo a dispersão do produto pelo meio ambiente) e poderá transportar até 2.400 toneladas/hora do minério, através dos seus 8,9 quilômetros de extensão. O minério é o principal insumo a ser utilizado pela CSP para a fabricação das placas de aço.
O equipamento partirá do berço externo do Terminal de Granéis Sólidos do Terminal Portuário do Pecém, localizado no município de São Gonçalo do Amarante, até o ponto de entrega (Torre de Transferência) onde as empresas que utilizarão o insumo farão o transporte aos seus pátios de matérias-primas, na área portuária.
Fonte: Guia Marítimo