Porto de Roterdã definiu tarifas portuárias para próximos 3 anos

Porto de Roterdã definiu tarifas portuárias para próximos 3 anos

A Autoridade Portuária de Roterdã definiu as tarifas portuárias e portuárias interiores para os próximos três anos, com alterações que incluem um índice de sustentabilidade. Em consulta com a Deltalinqs e a Association of Rotterdam Shipbrokers and Agents (VRC), a nova abordagem entra em vigor em 1º de janeiro de 2025, visando alinhar-se com metas ambientais e de eficiência. As tarifas portuárias para 2025 terão um aumento de 6%, seguido de 3,5% em 2026 e 2,5% em 2027.

Descontos previamente oferecidos serão eliminados para simplificar o cálculo das taxas, e descontos focados em sustentabilidade e eficiência serão incrementados. A partir de 2025, embarcações com alta pontuação no Environmental Ship Index (ESI) ou com certificação Green Award terão tarifas reduzidas. Além disso, o fator de carga será considerado, beneficiando embarcações que operam com alta eficiência de transporte por tonelada, reduzindo emissões.

Nas tarifas de portos interiores, haverá uma contribuição de sustentabilidade de 5%, cujas receitas serão investidas em iniciativas de sustentabilidade no setor de transporte fluvial. Embarcações com certificados Green Award terão descontos progressivos: 15% para Bronze e Silver, 30% para Gold e 100% para Platinum. Barcos que compartilham dados de localização por rastreamento com o Porto de Roterdã também recebem desconto de 5% nas taxas portuárias, incentivando transparência e segurança.

Fonte: Portos e Navios