Porto de Santos: 122 anos de história e toneladas de cargas

Complexo Portuário deve receber R$ 7 bilhões em investimentos para atender a demanda até o ano de 2024

Em 2014, o maior porto da América Latina comemora 122 anos de história e muitas toneladas embarcadas e desembarcadas por dia. O Porto de Santos, localizado no município de Santos, no estado de São Paulo, é considerado o principal porto brasileiro e concentra mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Aproximadamente, 90% da base industrial paulista está localizada a menos de 200 quilômetros do porto santista.

Segundo dados levantados pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o porto encerrou o ano passado com a movimentação recorde de 114 milhões de toneladas de cargas. O volume representa um aumento de 9,4% em relação ao registrado em 2012, quando atingiu cerca de 104,5 milhões de toneladas.

De acordo com a Codesp, em 2014 a movimentação no Porto de Santos deve chegar a 122 milhões de toneladas, sendo 7% a mais do que o previsto para 2013.

Para os próximos anos, estima-se cerca de R$ 7 bilhões em investimentos para atender a demanda de cargas até o ano de 2024, quando o porto poderá atingir a movimentação de 230 milhões de toneladas, conforme divulgado pela Codesp.

O Complexo Portuário de Santos é responsável por mais de um quarto da movimentação da balança comercial brasileira e inclui na pauta de suas principais cargas o açúcar, o complexo soja, cargas conteinerizadas, café, milho, trigo, sal, polpa cítrica, suco de laranja, papel, automóveis, álcool e outros granéis líquidos.

Em 2007, o Porto foi considerado o 39ª maior do mundo por movimentação de contêineres pela publicação britânica Container Management. O sistema de acessos terrestres é formado pelas rodovias Anchieta e Imigrantes e pelas ferrovias Ferroban e MRS.

História

O Porto de Santos foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1892, quando a então Companhia Docas de Santos (CDS), entregou à navegação mundial os primeiros 260m de cais, na área do Valongo. Na ocasião, atracou o vapor “Nasmith“, de bandeira inglesa.

Com a inauguração do novo cais, iniciou-se, também, uma nova fase para a vida da cidade de Santos. A cultura do café estendia-se, o que pressionava as autoridades para a ampliação e modernização das instalações portuárias.

Hoje o Porto de Santos, movimenta – por ano – mais de 60 milhões de toneladas de cargas diversas. Sua estrutura é considerada a mais moderna do Brasil e a administração da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) responde pela administração do porto e relação entre os prefeitos das cidades diretamente ligadas às instalações portuárias, Santos, Guarujá e Cubatão.

Fonte: SINCOMAM / Margarida Putti