Porto de Santos eleva calado operacional em três trechos
A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) confirmou uma alteração nos calados operacionais dos trechos 1, 2 e 4 do Porto de Santos.
Nos trechos 1 e 2 do canal de navegação, o calado operacional que era de 12,7 foi elevado para 13,2 metros no trecho 1, no zero DHN, e 13,0 m no trecho 2.
No trecho 4, houve uma ampliação de 11,2m para 12,6 metros até a Brasil Terminal Portuário (BTP). Os novos calados foram estabelecidos em função dos levantamentos batimétricos executados pela Codesp.
O calado é a parte do navio que se encontra submersa e profundidade se estende da linha d’água até o fundo do estuário. Assim, entre os fundos do navio e do canal de navegação há uma margem de segurança para a navegação, que varia conforme as características do local.
Serviços de dragagem
A empresa Rohde Nielsen do Brasil Dragagem Ltda foi a primeira colocada do pregão eletrônico para contratação de prestadora de serviços de dragagem nos pontos mais críticos de assoreamento nos trechos 2, 3 e 4 do canal de acesso e dos acessos aos berços de atracação no Porto de Santos.
O prazo até 10 de julho foi estabelecido para a primeira colocada enviar por via eletrônica as planilhas de preço com respectiva composição de custo. Além da pré-habilitação dos concorrentes no Comprasnet, também é necessária a apresentação de documentação complementar, conforme anunciado no edital.
Após o prazo de 10 de julho, a Codesp avalia e, em caso de aprovação, declara, também através do sistema, a primeira colocada como vencedora do certame. Após declarada a empresa vencedora, os demais concorrentes têm prazo de até 20 minutos para, também online, manifestar intenção de recorrer.
Fonte: Secretaria de Portos