Porto de Santos recebe navios da copa em novo cais
Recentemente concluída, obra do cais de Outeirinhos começou em 2012 e teve investimentos de R$ 287,2 milhões
O Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini do Porto de Santos recebeu o navio MSC Divina, vindo de Miami, nos Estados Unidos para a Copa do Mundo. A embarcação atracou nos trechos 1 e 2 do Cais de Outeirinhos, obra recentemente concluída pelo Governo Federal, com recursos do PAC Copa (Programa de Aceleração do Crescimento). Foi a primeira atracação no novo cais. O terminal de cruzeiros marítimos também recebeu o Monarch, da Pullmantur.
Principal obra portuária executada no país com recursos do Governo Federal, através do PAC, o trecho concluído para a Copa compreende a extensão entre o canal 4 e as imediações do terminal TGrão, com 512 metros.
Com a entrega da obra, o Tgrão passa a operar seus navios a partir do novo cais para que o empreendimento prossiga até o Concais (Terminal de Cruzeiros Marítimos), totalizando, 779 metros de cais.
O projeto, que permitirá o aprofundamento do cais para –15 metros, contemplará a nova instalação com sistemas de captação de águas e coleta para tratamento, novas defensas, cabeço duplo, rede elétrica em alta e média tensões, iluminação pública, entre outros recursos.
As obras de construção e adequação para alinhamento do Cais de Outeirinhos foram iniciadas em 2012, com valor de R$ 287,2 milhões. O novo cais foi projetado para operação de diversos tipos de carga. Ainda no mês de junho, o terminal T-Grão inicia suas operações de embarque de grãos no novo cais, possibilitando a continuidade da obraem um trecho de mais 267 metros relativo aos segmentos 3 e 4.
Fonte: Guia Marítimo