Porto de Santos receberá Portolog

Porto de Santos receberá Portolog

Governo Federal já iniciou a implantação do sistema com o objetivo de evitar formação de filas de caminhões

A SEP (Secretaria de Portos) deu início aos procedimentos para implantação do sistema Portolog (Cadeia Logística Portuária Inteligente) no Porto de Santos.  O projeto visa evitar a formação de filas de caminhões na cidade e nos acessos rodoviários ao Porto, principalmente no período de pico do escoamento de safras agrícolas.

O sistema irá sincronizar a chegada dos navios e das cargas nos terminais, a programação e o credenciamento de veículos para uso racional e utilização da plena capacidade de acesso ao porto. A iniciativa é parte do Programa de Aceleração do Crescimento, que prevê investimentos de R$ 115 milhões para que 12 portos brasileiros adquiram equipamentos e implantem o sistema já concluído pelo Serpro. A implantação começa por Santos, por envolver maior complexidade, visto ser o maior do país.

A partir de um cadastramento da carga no sistema, o Portolog vai monitorar sua saída para o Porto, através de acompanhamento eletrônico. Os caminhões serão identificados com etiqueta inteligentes que enviarão os dados por meio de sistemas de comunicação, permitindo o rastreamento e gerenciamento do transporte com mais eficiência. As próximas etapas abrangem a compra pela Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) dos equipamentos de rádio frequência, etiquetas inteligentes para caminhões e leitores OCR, que identificam os veículos que transitam com a carga através de leitura ótica das placas. Na área pública está prevista a instalação desses equipamentos em 9 gates e dois pré-gates, em Santos e Guarujá. Terminais e pátios de triagem serão responsáveis pela implantação em suas áreas. A Codesp coordenará esse processo para adequação e integração ao sistema desenvolvido pelo Serpro.

Fonte: Guia Marítimo