Porto de Suape começa obras dos novos pátios públicos

A obra abrange a requalificação de um trecho de 250 metros, além da implantação de uma nova via e duas rotatórias

Foram iniciadas as obras de infraestrutura viária para acesso aos Cais 4 e 5, bem como aos dois pátios públicos de veículos. Juntos eles somam 15 hectares em área, sendo 5 hectares já concluídos e os outros 10 em fase de construção no Porto de Suape. A obra abrange a requalificação de um trecho de 250 metros, além da implantação de uma nova via com extensão de 750 metros e duas rotatórias. A Empertec (Empresa Pernambucana Técnica de Engenharia e Comércio), vencedora da licitação já deu início à fase de mobilização com a montagem do canteiro de obras. A previsão é que os serviços de terraplenagem, drenagem e pavimentação, sejam concluídos em três meses, com investimento de R$ 2,9 milhões.

As obras são necessárias para o funcionamento dos dois pátios públicos de veículos, que estão em construção no Porto, e são complementares à infraestrutura viária já existente. Os pátios devem entrar em operação até o fim do ano após a implantação de cerca, iluminação e controle de acesso para ficarem aptos ao alfandegamento. O investimento total é de R$ 34 milhões.

Atualmente, a média de movimentação do porto é de mil carros por mês. A expectativa é que, com o início das operações, a capacidade estática dos pátios em funcionamento chegue a dez mil veículos por mês e, se for considerada a média de dois giros mensais, esse número pode chegar a 20 mil carros.

Fonte: Guia Marítimo