Porto Novo do Rio Grande terá mais 1.125m

Foi assinada na última quarta-feira, 06 de agosto, a Ordem de Serviço (OS) para execução da segunda etapa das obras de modernização do cais público do Porto Novo do Rio Grande (RS). Serão investidos R$ 97,1 milhões para a construção de 1.125 metros de cais, o que permitirá o aumento da capacidade instalada. Na primeira etapa, realizada há dez anos, foram construídos 450 metros, com recursos do Governo do Estado.

O secretário de Infraestrutura da Secretaria de Portos, Tiago Correia, participou da solenidade de assinatura, além do superintendente do Porto de Rio Grande, Dirceu Lopes. A CEJEN Engenharia LTDA executará o serviço, com prazo de dois anos.

A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e dotará o porto de estrutura para recepcionar até quatro navios ao mesmo tempo na área denominada de Porto Novo.Com o alinhamento, a largura do cais aumentará em 11,20 metros proporcionando a instalação de equipamentos modernos, aptos a operar navios graneleiros e porta contêineres de grande porte.

Em 2013, o Porto do Rio Grande movimentou 33.248.729 toneladas de cargas, um acrescimento de 20% na comparação com o ano anterior. No 1º semestre de 2014, atingiu o recorde de 17.991.160 toneladas movimentadas. Este foi o melhor resultado da série histórica (2006 – 2014), visto que a maior movimentação até então registrada, foi no 1º semestre de 2013.

O alinhamento do cais público do Porto Novo do Rio Grande, que está entre os quatro portos organizados que mais movimentam cargas, será a primeira obra a ser executada diretamente pela Secretaria de Portos. Nas demais obras, a secretaria repassa os recursos para os portos, seja por meio de Aumento da Participação da União no Capital (denominado PUC – instrumento destinado exclusivamente para as Companhias Docas) seja por Termo de Compromisso (transferência obrigatória).

Fonte: Secretaria de Portos – SEP/PR