Porto Sem Papel ganha dois troféus em prêmio de excelência em governo digital

Porto Sem Papel ganha dois troféus em prêmio de excelência em governo digital

Porto Sem Papel (PSP) foi o grande destaque do Prêmio Abep-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital 2024, conquistando dois troféus que reafirmam sua relevância para o setor portuário brasileiro. Além de ser eleito a Melhor Solução de Governo Digital Orientada ao Governo, o projeto foi consagrado como o vencedor geral da premiação, confirmando seu impacto inovador no cenário digital brasileiro.

Para Carlos Tiego Arruda, coordenador do PSP no Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e recebeu os troféus no evento, a conquista é o resultado de um esforço coletivo. “Essa premiação é uma coroação por todo o esforço feito por todos os participantes desse projeto: a equipe do MPor, do Serpro, do Ministério da Gestão e de todos os envolvidos. Além de reconhecer tudo o que foi feito, esse prêmio fortalece um trabalho que traz muitos benefícios para a sociedade. Para nós, é uma grande satisfação poder prestar um serviço de eficiência, de qualidade e dá muito retorno ao país”, celebra.

Maurício Paiva, gestor de negócio do projeto PSP no Serpro e também presente na premiação, compartilha do mesmo sentimento e destaca a importância da parceria. “É muito gratificante para o Serpro estar com a Secretaria de Portos nessa premiação, na qual a qualidade da solução é reconhecida. Isso nos inspira a avançar cada vez mais, em conjunto com o Ministério de Portos e Aeroportos, sempre buscando o melhor para o nosso país e para o Estado brasileiro”, declara Paiva.

A cerimônia de premiação ocorreu durante o encerramento da 51ª edição do Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop-2024), que reuniu, nos dias 8 e 9 de agosto, no Rio de Janeiro, os principais nomes e iniciativas de tecnologia da informação e comunicação (TIC) no setor público.

Parceria governamental
Carlos Tiego fez questão de convidar o Serpro ao palco da premiação, por considerar importante trazer ao público todos que tanto contribuem com essa iniciativa. “O Serpro é um grande parceiro desse projeto e nada mais justo do que estar junto conosco nessa premiação, uma empresa que participa desde o início do projeto, atuando incessantemente, com o desenvolvimento, ideias, planejamento e requisitos”, afirma o coordenador do Porto Sem Papel.

“É com grande satisfação que recebemos a notícia dessa premiação, visto que o PSP tem transformado substancialmente o setor portuário brasileiro ao digitalizar e integrar processos e documentos necessários para a operacionalização das atividades de toda cadeia produtiva envolvida”, enaltece o superintendente de Clientes Finalísticos, Brenno Sampaio.

PSP revolucionou a operação portuária
O Porto Sem Papel, lançado em 2011, revolucionou a operação portuária brasileira ao reduzir drasticamente a burocracia e otimizar processos. O tempo médio de liberação de uma embarcação, que antes levava 20 dias, foi reduzido para apenas quatro dias, um avanço que impacta diretamente o “custo Brasil”. Hoje, a solução está em operação em mais de 140 portos públicos e privados no país, acumulando mais de 48 mil atracações apenas em 2023.

Para Brenno Sampaio, um dos principais benefícios da solução é a significativa redução dos custos operacionais e aumento da eficiência logística nos processos de atracação e desatracação de embarcações. “Ao eliminar a necessidade de documentos físicos e centralizar a troca de informações em uma plataforma digital centralizada, o tempo gasto em procedimentos burocráticos diminui drasticamente, permitindo que navios e mercadorias sejam liberados com maior rapidez”, descreve o superintendente do Serpro. “Isso reduz despesas com armazenamento, estadia de embarcações e uso de papel, tornando as operações mais ágeis e econômicas”, complementa.

“Extremamente relevante receber um prêmio quando nossa solução já está há 14 anos rodando em regime 24/7 em quase todos os portos do Brasil, demonstrando a alta qualidade para esse nível de disponibilidade e criticidade”, analisa a líder do desenvolvimento tecnológico do PSP no Serpro, Lizandra Bays dos Santos.

A gestora de desenvolvimento no Serpro compartilha que o time de engenharia do Porto sem Papel conta com profissionais que estão no projeto desde a sua concepção. “Isso nos dá um nível diferenciado de conhecimento do negócio e maturidade na sustentação”, avalia Lizandra. “Mensalmente, são entregues evoluções que aumentam o nível de integrações e automações, trazendo agilidade e mais corretude para os processos dos diversos anuentes”, complementa.

“O Porto Sem Papel é uma solução vencedora, uma solução nacional, mundialmente reconhecida no segmento portuário”, finaliza Maurício Paiva, reforçando a importância do projeto que desburocratizou o setor e trouxe uma nova era de eficiência para os portos brasileiros.

Gov.Digital
O Prêmio Abep-TIC de Excelência em Governo Digital – Gov.Digital é uma iniciativa da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). Anualmente, a premiação reconhece os melhores projetos de governo digital no Brasil, estimulando a inovação e a modernização da gestão pública.

O Gov.Digital tem seis categorias de Melhor solução de Governo Digital, são elas: Orientada ao Governo; Orientada ao Cidadão; para Governo Aberto; para Governança Digital; Inclusivo; e baseada em Inteligência Artificial. E ainda tem três prêmios especiais: Valor Público; Valor Sustentabilidade e ODS; e o geral de Excelência em Governo Digital, este último, entregue também ao Porto Sem Papel.

Secop 2024
O Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública (Secop-2024) é promovido pela Abep-TIC, reúne as principais empresas estaduais de Tecnologia da Informação e da Comunicação do Brasil e é destinado a profissionais desta área no setor público de todo o país, das três esferas de governo: federal, estadual e municipal. O evento disponibiliza palestras, painéis e campfires, além de uma feira de negócios, oferecendo imersão nas últimas tendências e inovações da área.

Startup GOV.BR

O programa Startup GOV.BR procura apoiar e acelerar projetos de transformação digital do governo federal. A partir dessa iniciativa, o MGI consegue apoiar os órgãos nesses processos, promovendo a modernização da administração pública e beneficiando também cidadãos e empresas. “Nosso trabalho é para ampliar o governo digital de toda a administração pública. Esses prêmios representam o resultado deste nosso esforço em parceria com o Ministério dos Portos e Aeroportos para o programa Porto Sem Papel, que é uma Startup GOV. BR”, explica o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.

Fonte: Ministério Portos e Aeroportos