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Portos baianos batem recorde em 2014
No total, a soma da movimentação de cargas dos portos públicos e TUPs, alcançou 40 milhões de toneladas
Os portos baianos fecharam 2014 com uma soma total entre movimentação de cargas dos portos públicos e TUPs (Terminais de Uso Privado), de 40 milhões de toneladas, um crescimento de 10%, em relação às 35,6 milhões de toneladas de 2013. Isoladamente, as unidades públicas (Salvador, Candeias e Aratu) atingiram 11,3 milhões de toneladas e pela primeira vez, o porto da capital baiana ultrapassou a barreira de 4 milhões de toneladas.
O balanço final de exercício 2014, que será publicado em março, registra recordes de movimentação de cargas em todos os três portos públicos. Aratu movimentou um total superior a 6,4 milhões de toneladas, crescimento de 11,5%, em relação a 2013; Salvador atingiu a 4,3 milhões, volume 9,7% maior na comparação com o ano anterior e Ilhéus, com 506 mil toneladas, alcançou crescimento de 27,8%.
Ilhéus foi o exemplo da política comercial agressiva desenvolvida pela Codeba (Companhia Docas do Estado da Bahia) para ampliar os itens de cargas da pauta de movimentação dos portos públicos baianos. Após negociação de mais de um ano, o porto voltou a ser destino para a exportação da safra de grãos do Tocantins, Goiás e do Oeste Baiano, embarcando 200 mil toneladas, com a expectativa de que esse volume seja bem maior em 2015.
Desde 2009, início da atual gestão, os investimentos no Porto de Salvador somam R$ 980 milhões, dos quais R$ 800 milhões do setor público, incluindo R$ 450 milhões da Via Expressa, R$ 100 milhões da dragagem e R$ 98 milhões para a obra de ampliação do quebra-mar, já licitada e com início previsto para o próximo mês.
Além do aumento das operações portuárias, a atual gestão da Codeba, segundo o seu presidente, enfrentou o desafio de sanear a empresa, que em 2008 registrou prejuízo de R$ 50 milhões. O balanço a ser publicado em março apresenta um lucro líquido de R$ 15,2 milhões Para 2015 os principais desafios são a expansão do terminal de contêineres de Salvador e a ampliação e modernização do Porto de Aratu, ações que somente se concretizarão com a participação da iniciativa privada.
Fonte: Guia Marítimo