Portos RS contrata startup para monitorar leito marinho

Portos RS contrata startup para monitorar leito marinho

A DockTech, startup israelense, celebrou com a Portos RS contrato nesta quarta-feira (13) para fornecer tecnologia de monitoramento em tempo real das profundidades do leito marítimo, com o objetivo de aumentar a eficiência e a segurança das operações marítimas e portuárias.

A companhia, por meio da tecnologia de gêmeos digitais e análise massiva de dados, desenvolveu uma solução que utiliza as medições de profundidade coletadas por rebocadores e embarcações de apoio portuário para criar uma representação virtual do leito marinho dos portos e vias de navegação. Desta forma, a solução permite acompanhar em tempo real a profundidade dos canais e entender como o padrão de assoreamento dos portos pode afetar a segurança da navegação e o transporte de cargas.

Após dois anos de colaboração, testes e coleta de dados, o sistema monitora o leito marítimo e hidroviário das vias de navegação dos complexos portuários administrados pela Portos RS, por meio dos rebocadores da Wilson Sons e outras embarcações que operam na região. Foram instalados dispositivos nas embarcações, envolvendo a integração da solução tecnológica com sensores de maré e dados AIS (Automatic Identification System), além de toda a configuração de marés, zoneamento e demarcações no sistema.

O sistema da DockTech contratado pela Portos RS utiliza-se de dispositivos instalados em embarcações locais para obtenção das informações relacionadas às condições de profundidade ao longo do canal de navegação. A autoridade portuária ressalta que o controle e acompanhamento dos assoreamentos dos canais de navegação possibilitará que as equipes técnicas obtenham informações de forma mais ágil e precisa. Segundo a Portos RS, com a ferramenta será possível fazer intervenções pontuais, onde os assoreamentos são mais graves, gerando grande economia com os custos dessas obras.

Atualmente, a Portos RS é responsável pela administração de mais de 754 quilômetros de vias navegáveis dos portos públicos de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre. Em 2022, no total foram quase 40 milhões de toneladas de cargas movimentadas nesses portos.

Fonte: Portos e Navios