Presidente da Transpetro tem licença prorrogada mais uma vez

Presidente da Transpetro tem licença prorrogada mais uma vez

Sérgio Machado, citado em depoimento da Lava-Jato, está afastado do cargo desde 3 de novembro

A Petrobras informou na noite desta quinta-feira que o Conselho de Administração da Transpetro, em reunião realizada hoje, aprovou a extensão do pedido de licença não remunerada, do presidente da Transpetro, Sérgio de Oliveira Machado, por mais 57 dias, até o próximo dia 20 de março. O presidente licenciado continuará sendo substituído pelo diretor Cláudio Ribeiro Teixeira Campos. A última prorrogação havia vencido em 4 de janeiro.

Sérgio Machado foi praticamente obrigado a se afastar do cargo devido às pressões feitas pela PricewaterhouseCopers (PWC) , que audita os balanços da Petrobras. Era uma das condições para auditar o balanço do terceiro trimestre de 2014. Mas a Petrobras não conseguiu, até o momento, publicar seu balanço, o que está previsto para 27 de janeiro. O documento, conforme já anunciado pela estatal, deverá demonstrar baixas contábeis relativas aos recursos desviados pela corrupção.

Em depoimentos à Justiça, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e o doleiro Alberto Youssef, revelaram, no início de outubro de 2014, detalhes do esquema de corrupção na Petrobras. Costa disse em seu depoimento no âmbito da Operação Lava Jato ter recebido de Sérgio Machado R$ 500 mil relativos a desvios de recursos envolvendo aluguel de embarcações.

Fonte: O Globo