PRIO Realizará Treinamento de Emergência e Proteção Ambiental na Região dos Lagos

PRIO Realizará Treinamento de Emergência e Proteção Ambiental na Região dos Lagos

Nos dias 3 e 4 de setembro, a PRIO, maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, sediada no Rio de Janeiro, fará um simulado de emergência em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Na ocasião, a empresa construirá uma situação hipotética em que haja vazamento de óleo em uma operação e capacitará colaboradores e comunidades quanto a forma correta de atuar a fim de sanar o problema rapidamente com o mínimo de impactos ambientais.
Durante o simulado, mais de 150 profissionais estarão envolvidos em diferentes frentes de atuação. Parte da equipe estará na sala de crise, localizada no Rio de Janeiro, enquanto 90 pessoas estarão em Arraial do Cabo, na região sul da Praia dos Anjos. No local, serão montadas tendas e implementadas diversas medidas, como barreiras e contenções no mar, utilizando cerca de 10 embarcações pesqueiras para simular o isolamento e a coleta do óleo vazado. Essas barreiras também serão colocadas em outros pontos estratégicos da região.
Órgãos reguladores como o Ibama, a ANP (Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural) e a Marinha do Brasil, participarão ativamente da simulação para garantir a conformidade e a eficácia dos procedimentos. “Manter nossos colaboradores e comunidades bem treinados e preparados é crucial para lidarmos com qualquer eventualidade. Apesar da baixa probabilidade de incidentes devido ao avanço da tecnologia e segurança na indústria, é vital que todos saibam como reagir para minimizar impactos. Identificar, sinalizar, comunicar e apoiar são habilidades essenciais para uma resposta eficaz,” afirma Leandro Brandão, Gerente de sustentabilidade da PRIO.
Durante o exercício, turistas e membros da comunidade que não estiverem informados sobre o simulado poderão obter informações nas tendas montadas na Praia dos Anjos. Além disso, a PRIO utilizará a equipe mobilizada para realizar a limpeza da praia, assegurando que nenhuma interferência negativa permaneça na região após a conclusão do treinamento.
“Esta ação reforça nosso compromisso com órgãos reguladores e com a sociedade, promovendo uma operação responsável e segura. Ao final do simulado, elaboraremos um relatório detalhado com as lições aprendidas e os pontos positivos, que será compartilhado com todos os envolvidos,” conclui Leandro.
Durante o exercício, as atividades de turismo e pesca da região não serão impactadas. A PRIO continua empenhada em garantir a segurança e a proteção ambiental, promovendo uma cultura de preparação e resposta eficaz a situações de emergência.

Fonte: PRIO