Produção da Opep avança em junho
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) produziu mais petróleo em junho, de acordo com o relatório mensal divulgado nesta quarta-feira (12), apesar dos esforços para reduzir o excedente de oferta no mercado.
A produção da OPEP aumentou cerca de 1,4% para 32,61 milhões de barris por dia em junho, em relação a maio. A subida foi liderada sobretudo pelo aumento na Líbia, Nigéria, Angola, Iraque e Arábia Saudita, de acordo com o relatório.
A OPEP e 10 produtores de petróleo que não fazem parte do cartel acordaram em novembro e dezembro reduzir a produção cerca de 1,8 milhões de barris por dia face aos níveis de outubro de 2016.
A Arábia Saudita disse à OPEP que a sua produção foi de 10,07 milhões de barris por dia em junho – a primeira vez que ultrapassa os 10,058 milhões de barris por dia acordados no ano passado. O reino tem habitualmente uma elevada procura no verão e isso leva a um aumento da produção.
O mercado petrolífero tem sido pressionado “pelo excesso de oferta e reservas ainda elevadas, apesar do estrito cumprimento [do acordo de redução da produção] por parte da OPEP e dos produtores externos”, disse a OPEP nesta quarta-feira.
A procura pelo petróleo produzido pela OPEP deve ser de 32,3 milhões de barris por dia este ano, mas o cartel prevê que caia para 32,2 milhões de barris por dia em 2018.
Fonte: Valor