Programa Inova Petro promove seminário no Rio Grande do Sul

Programa Inova Petro promove seminário no Rio Grande do Sul

O programa Inova Petro, uma iniciativa do Bndes com a Finep, com o apoio técnico da Petrobras e voltada para a cadeia nacional do petróleo e gás, conta com a ajuda da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) para ser divulgado no Estado.  A pasta promoverá hoje, a partir das 8h30min, seminário para apresentar a medida. O evento acontece no BRDE, Rua Uruguai, 155, 14º andar, em Porto Alegre.

Até ontem de manhã, haviam 50 pessoas inscritas para o encontro. O presidente da AGDI, Ivan De Pellegrin, adianta que, dentro da proposta, devem ser ofertados até R$ 3 bilhões, destinados a uma série de editais que vão ser realizados até 2017. O dirigente destaca que um edital já está aberto, com foco em quatro áreas temáticas dentro do segmento de petróleo e gás: processamento de superfície, instalações submarinas, poços e reservatórios. Pellegrin cita, entre os setores que podem ser beneficiados, os de metalmecânica, eletroeletrônicos, automação e tecnologia.

O presidente da AGDI detalha que as empresas, individualmente ou em associação, classificando-se nos editais, receberão recursos para desenvolver projetos que, necessariamente, precisam implicar alguma inovação tecnológica na área de petróleo e gás. Pellegrin acrescenta que há vários mecanismos para disponibilizar os recursos, os mais comuns são as linhas de financiamento, com custos reduzidos. Além disso, existe a possibilidade de uma parte dos recursos ser tomada como subvenção.

Fonte: Jornal do Commercio (POA)