PROJETO SOLDADO CIDADÃO OFERECE FORMAÇÃO PROFISSIONAL A MARINHEIROS-RECRUTAS

PROJETO SOLDADO CIDADÃO OFERECE FORMAÇÃO PROFISSIONAL A MARINHEIROS-RECRUTAS

Durante um mês, de 3 de junho a 3 de julho, o Comando do 9º Distrito Naval (Com9°DN) ofereceu cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) para os Marinheiros-Recrutas da Turma 1/2024. Em colaboração com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), o Projeto Soldado Cidadão capacitou os recrutas em diversas áreas profissionais, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho após o serviço militar.

Detalhes dos Cursos Oferecidos

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) oferecidos aos Marinheiros-Recrutas incluíram Agente de Portaria, Panificação, Manutenção em Motores de Popa e Auxiliar de Almoxarife. Cada curso teve uma carga horária total de 160 horas, sendo 140 horas dedicadas a aulas específicas de cada área e 20 horas voltadas para noções de empreendedorismo. As aulas práticas e teóricas ocorreram em diversos locais, como o Com9°DN, o 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas, o Centro de Intendência da Marinha em Manaus (CeIMMa) e a Estação Naval do Rio Negro (ENRN), proporcionando aos recrutas uma formação completa e diversificada.

Objetivos e Impactos do Projeto Soldado Cidadão

O Projeto Soldado Cidadão tem como objetivo principal promover a qualificação profissional dos Marinheiros-Recrutas incorporados na Marinha do Brasil por meio do Serviço Militar Obrigatório. A iniciativa visa preparar os recrutas para o mercado de trabalho, oferecendo-lhes maiores oportunidades de emprego após o licenciamento do serviço ativo da Marinha. Muitos dos participantes destacaram a importância dos cursos para sua formação e futuro profissional. Um dos recrutas, por exemplo, relatou que o curso de Manutenção em Motores de Popa lhe deu confiança para buscar emprego na área náutica, enquanto outro, do curso de Panificação, já planeja abrir seu próprio negócio.

Fonte: Defesa em Foco