Reativação portuária de Porto Murtinho deve facilitar escoamento em Três Lagoas

Reativação portuária de Porto Murtinho deve facilitar escoamento em Três Lagoas

O governo de Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul ) prepara estudo para reativar o terminal portuário da cidade de Porto Murtinho, desativado desde 2004. Cálculos presumidos pelas autoridades que tratam a questão indicam que, se impulsionado, o embarcadouro tem capacidade para escoar por ano em torno 1,5 milhão de toneladas de produção agropecuária. A intensão atinge diretamente Três Lagoas já que o desenho logístico é traçado na hidrovia Tietê Paraná e deve utilizar Bataguassu-Três Lagoas, Corumbá-Ladário, Porto Murtinho.

A meta do governo, que pretende colocar em prática a ideia de baratear o custo do escoamento, ainda neste ano, é focar na exportação, atrair investidores estrangeiros, chineses e pôr a ideia em prática neste ano. Para impor a reativação, o governo deve resolver causa judicial que fechou o porto.

“Nós estamos desenhando um modelo de logística para destravar alguns projetos que são fundamentais. Isso é o motor de nossa competitividade. Nós não podemos olhar o Estado só pelo modal rodoviário. Nós sabemos que a rede ferroviária foi privatizada, uma privatização que não deu certo”, disse ontem o governador. O projeto, debatido anteontem numa audiência participada por Azambuja, os secretários Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) Eduardo Ridel (Governo e Gestão Estratégica e o prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda (PT), agradou setores do agronegócio.

Para Nilton Pickler, presidente interino do Sistema Famasul (Federação de Agricultora de MS), “tudo o que for feito para a melhoria da nossa infraestrutura é bem recebido pelo setor. Hoje, este é um dos principais problemas que os produtores rurais de Mato Grosso do Sul passam para poder negociar sua matéria-prima. Não adianta fazermos bem o nosso dever de casa da porteira para dentro se na hora de levar a carga temos tantos obstáculos”.

Competitividade

Ainda segundo Pickler, “a reativação do Porto Murtinho, bem como dos portos de Corumbá-Ladário e Bataguassu-Três Lagoas, aumentará as alternativas para escoamento da produção, com foco principal na exportação. Quanto mais alternativas logísticas nós tivermos, melhor será para competitividade de nossos produtos do agro”.

Já o prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda, que defende a reabertura do porto desde o início de 2012, disse que assim que Azambuja definir pela reativação do porto, “o negócio prospera”. A iniciativa privada aplica investimento de imediato, o governo não vai gastar nada, absolutamente nada”, afirmou o prefeito.

O terminal portuário de Porto Murtinho tem 100 hectares, quatro delas pertencem ao governo estadual. O transporte da produção de MS recorre a três BRs, a 267, que liga Porto Murtinho ao resto do Estado, a 262, que cruza o Estado a partir de Corumbá.

Fonte: Jornal Dia a Dia / Foto: Toninho Ruiz