Refinarias asiáticas buscam mais petróleo fora do Irã após sanções dos EUA

Refinarias asiáticas buscam mais petróleo fora do Irã após sanções dos EUA

Refinarias asiáticas estão buscando alternativas ao petróleo iraniano na Arábia Saudita, Kuweit, Emirados Árabes Unidos e Iraque, depois que os EUA prometeram renovar as sanções contra o Irã, disse à Reuters o diretor executivo da Kuwait Petroleum Corporation (KPC), Nizar al-Adsani, nesta segunda-feira.

Nos bastidores de um evento em Pequim, Al-Adsani confirmou que a KPC aumentou a produção em 85 mil barris por dia (bpd), como parte do acordo no mês passado da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) para aumentar a produção. Qualquer aumento adicional dependeria do cartel, disse ele.

“Há demanda agora… enquanto sanções são implementadas no Irã… Algumas empresas estão tentando encontrar outras opções além do Irã, seja o reino (Arábia Saudita), Emirados Árabes, Iraque ou Kuweit”, disse ele.

Também falando à Reuters no evento, o ministro do Petróleo do Kuweit, Bakheet al-Rashidi, disse que não espera que a Opep realize outra reunião para discutir o mercado de petróleo antes do próximo encontro marcado para dezembro.

“O mercado está estável o suficiente, nós estaremos produzindo mais do que suficiente para estabilizar o mercado”, disse.

Fonte: Reuters