Rondônia terá navio para atender costa brasileira e a Argentina

Rondônia terá navio para atender costa brasileira e a Argentina

Foi anunciado na 5ª Rondônia Rural Show, durante o Fórum de Logística da Amazônia, uma logística intermodal de transporte de produtos por um serviço semanal de cabotagem que vai conectar o porto de Porto Velho ao porto de Manaus seguindo uma rota que cruzará toda a costa brasileira, tendo como destino final Buenos Aires, na Argentina.

A notícia foi divulgada após a formalização de uma parceria envolvendo a Operadora Portuária SC Transportes de Porto Velho e a Log-In Logística Intermodal, que possui uma rede integrada de movimentação portuária por uma extensa malha intermodal com abrangência geográfica com todo o Brasil e o Mercosul.

Com essa rota, produtos de Rondônia poderão ser transportados através de balsas pela Hidrovia do Madeira até Manaus, de onde partirá um navio semanalmente com destino a Belém-PA, porto de Suape em Recife-PE, Fortaleza-CE, Salvador-BA, Rio de Janeiro – RJ, Santos-SP, Paranaguá-PR, Itajaí-SC, Rio Grande do Sul-RS e, por último, Buenos Aires.

O anúncio do serviço intermodal foi feito pelo diretor da SC Transportes Gilberto Maciel e pelos representantes da Log-In em Manaus, o diretor comercial Igor Teles, que é coordenador comercial para as regiões Norte e Nordeste, o gerente geral de operações Silvio Machado e o responsável comercial regional Leyson Nascimento. 

Gilberto Maciel da SC explicou que, por essa rota semanalmente o frigorífico de peixes Zaltana Pescados, localizado em Ariquemes, vai enviar o pescado (tambaqui, pintado e pirarucu) para o Centro Sul do país, para abastecer as redes de supermercados dos grupos Pão de Açúcar e Wal-Mart; a Brazil Manganese Corporation (BMC) utilizará o serviço intermodal para enviar produtos de manganês extraídos das minas de Jaburi e Rio Madeira, próximas a Espigão d’Oeste para metalúrgicas em São Paulo e Salvador.

Segundo Gilberto Maciel, na volta do navio a parceria SC com a Log-In vai explorar o transporte de cargas para empresas de Rondônia que vão utilizar esse serviço para ter uma redução de custo significativa. A indústria de suplementos minerais Big Sal, de Ji-Paraná, está em negociação para utilizar o meio de transporte intermodal para trazer cargas de sal, e reduzirá no mínimo 70% do custo que atualmente é feito por transporte rodoviário, com carretas. 

Os diretores das duas companhias se reuniram com o vice-governador Daniel Pereira e com Leudo Buriti, presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH), e deram detalhes da nova rota de transporte hidroviário de produtos de Rondônia pela Costa Brasileira e o Mercosul.

Fonte: Rodoniagora