Santos Brasil instala túnel de luz para aprimorar inspeções de veículos no TEV

Santos Brasil instala túnel de luz para aprimorar inspeções de veículos no TEV

A Santos Brasil conta com uma nova instalação para realização das inspeções de veículos armazenados e operados no TEV (Terminal de Exportação de Veículos), administrado pela Companhia na margem esquerda do Porto de Santos. Trata-se de um túnel de luz que proporciona maior qualidade e precisão nos procedimentos de vistoria na unidade e faz parte de uma série de melhorias com foco na produtividade e eficiência operacional.

Além de tornar o processo mais seguro, o túnel de luz implica em uma maior agilidade na operação, já que possibilita a realização do procedimento também no período noturno e em dias de chuva, quando a luz natural fica prejudicada. Atualmente, três equipes de funcionários atuam na função em revezamento por turnos. As inspeções são realizadas 24 horas por dia.

Todos os funcionários foram capacitados por meio de treinamento específico, oferecido pela própria Santos Brasil. O objetivo é garantir a qualidade do serviço oferecido a clientes e parceiros comerciais. Para serem embarcados e entregues aos importadores e exportadores, os veículos não podem registrar quaisquer defeitos ou avarias.

“Agilidade com precisão é fundamental e o túnel de luz oferece maior segurança nesse tipo de procedimento, proporcionando maior produtividade operacional”, reforça o superintendente do Tecon Santos, Luiz Felipe Gouvêa. Ele aponta ainda que a instalação possibilita a vistoria de seis veículos simultaneamente, atendendo, em média, 210 unidades por hora.

Nova sinalização

Outra melhoria no TEV é a nova sinalização de solo que orienta o tráfego de veículos para armazenagem, desembarque e embarque na unidade. Além da segurança, a sinalização permite alinhamento e posicionamento precisos, facilitando a identificação dos carros e maquinários e, desta forma, diminuindo riscos de acidentes.

Um dos mais modernos terminais de importação e exportação do mundo, o TEV é operado de acordo com os mais elevados padrões internacionais de eficiência e segurança na armazenagem. Com uma área total de 164 mil metros quadrados e berço de 310 metros de extensão, a unidade tem capacidade atual para movimentar até 300 mil carros por ano.

Fonte: SEGS