Secretaria de Portos promove Semana da Saúde do Homem Portuário

Secretaria de Portos promove Semana da Saúde do Homem Portuário

A Secretaria de Portos promove, até sexta-feira (16), no Porto de Natal (RN), a Semana da Saúde do Homem Portuário. A iniciativa, cuja primeira edição foi realizada no ano passado no Porto de Santos, faz parte das ações desenvolvidas no âmbito de acordo de cooperação firmado com o Ministério da Saúde. Os portos de Fortaleza (CE), Vitória (ES) e Salvador (BA) serão os próximos a realizarem as semanas da saúde em 2014.

A semana conta com oficinas de capacitação para profissionais da área de saúde e segurança que atuam no setor portuário e para também profissionais de saúde do estado.

Entre as atividades, está o circuito saúde, que engloba o Programa Eu sou 12 x 8 – Saúde do Adulto, com verificação da pressão arterial, glicemia capilar e encaminhamento para avaliação cardiológica, se for o caso.

Também é feita atualização da carteira de vacinação, avaliação odontológica, avaliação oftalmológica, alimentação e nutrição, além de verificação de casos de trabalhadores acometidos por Lesão por Esforço Repetitivo (LER/DORT).

São ainda fornecidas informações e orientações sobre sintomas e tratamento da dengue e algumas zoonoses, além de coleta de sangue para testes de hepatites B e C, sífilis, HIV e busca ativa de casos de tuberculoses (coleta de BK).

O público-alvo são os trabalhadores portuários; motoristas de transportes de carga que ficam aguardando para adentrar o porto, profissionais de saúde do SUS; autoridade portuária; trabalhadores que atuam no órgão gestor de mão de obra (OGMO); e profissionais de saúde e segurança que atuam no espaço portuário.

A Semana da Saúde do Homem Portuário integra a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem – PNAISH, que pretende assegurar a qualidade da saúde da população masculina. Um dos principais objetivos é promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade masculina nos diversos contextos socioculturais e político-econômicos.

Isso possibilita o aumento da expectativa de vida e a redução dos índices de adoecimento e morte por causas evitáveis. Para isso, a PNAISH está alinhada com a Política Nacional de Atenção Básica com as estratégias de humanização, e em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, fortalecendo ações e serviços em redes e cuidados da saúde.

Fonte: Secretaria de Portos/Portal Brasil