Senai inaugura 2 centros de inovação em Salvador

Senai inaugura 2 centros de inovação em Salvador

Com o objetivo de se transformar no principal centro de soluções inovadoras para a indústria no país, com forte investimento em P&D, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) da Bahia inaugurou nesta quinta-feira (27), em Salvador, os Institutos Senai de Inovação (ISI) em Automação e em Conformação Mecânica e União de Materiais, além do Centro de Referência em Logística. O evento contará com a presença do presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e do Conselho Nacional do Senai, Robson Braga Andrade.

Fruto do entendimento entre o governo federal e a CNI, os ISI vão impulsionar a inovação na indústria brasileira. Os institutos são dois dos 23 que vão cooperar em uma rede nacional para atender as necessidades do setor em pesquisa aplicada visando o aumento da competitividade.

O ISI em Automação, localizado no CIMATEC 3, vai agregar competências tecnológicas fornecendo métodos automatizados e sistemas integrados, o que vai permitir o reposicionamento do espaço competitivo internacional de seus clientes industriais e o ingresso em novos segmentos de mercado, como energias renováveis e saúde. “Um dos nossos braços de atuação, a robótica aplicada, já tem em andamento projetos de ponta para sistemas embarcados, como um robô submarino de inspeção de plataformas”, revela o gerente do Instituto, Herman Augusto Lepikson.

Único com este modelo na América Latina, o ISI em Conformação e União de Materiais (também instalado no CIMATEC 3) vai promover desenvolvimento tecnológico de conformação a quente e frio e união de materiais (soldagem, colagem, rebitagem) em processos convencionais e especiais. “Teremos capacidade de atender toda a indústria de transformação nacional, inclusive com simulações numéricas (por meio de computação), reduzindo riscos e custos”, afirma o gerente do Instituto, Celso Barbosa.

Localizado no CIMATEC 4, o Centro de Referência em Logística tem laboratórios que atendem às necessidades do próprio Senai-BA, como também servem de sala de aula para os alunos da casa, onde é possível conhecer e praticar os diversos tipos de armazenagem utilizados pela indústria.

Os centros tecnológicos contam com uma infraestrutura inédita no país, capaz de apoiar as empresas no processo de desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e processos. Com os novos prédios, o CIMATEC dobra de tamanho, transformando-se num campus integrado. O investimento total em obras para esta ampliação é da ordem de R$ 65 milhões. A operação com o CIMATEC deverá servir de modelo para a expansão do credenciamento de outras unidades do Senai em todo o país, a exemplo dos novos ISI e dos Institutos Senai de Tecnologia (IST).

O maior projeto do ISI de Salvador foi encomendado pela BG Brasil, multinacional britânica de petróleo e gás. A empresa pagou R$ 30 milhões para o desenvolvimento de um robô capaz de fazer operações de inspeção e manutenção de instalações petroleiras do pré-sal em até 2 mil metros de profundidade por controle remoto e sem fio. A iniciativa prevê a troca de experiências de profissionais especializados em robótica e inteligência artificial da Alemanha.

Fonte: Redação TN/ Ascom Fieb / Foto:  Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).