Suape premia quatro terminais com o Selo Amigo do Oceano
Decal, Transpetro, Ultracargo e Pandenor foram as empresas premiadas pelo Porto de Suape na 4ª edição do Selo Terminal Amigo do Oceano. O certificado de boas práticas tem por objetivo incentivar os terminais a implementarem e manter ações sustentáveis para a conservação do ambiente marinho.
A iniciativa contempla o 14º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), Vida na Água, para conscientização do uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos. Também reforça as atividades em defesa da Década do Oceano, instituída pelo órgão internacional para reverter o atual quadro de degradação do maior ecossistema aquático do planeta, que cobre 70% da superfície da Terra.
“A quarta edição do Terminal Amigo do Oceano acontece três dias após o nosso porto ter conquistado o 1º lugar no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) e a 2ª colocação na categoria Iniciativas Inovadoras do Prêmio Antaq 2024. Esse é uma de nossas ações sustentáveis que contribuíram para a importante honraria da Antaq. Tal como aconteceu na noite de terça-feira (26), hoje estamos em festa”, enfatizou o diretor-presidente da estatal, Marcio Guiot, durante a solenidade, oportunidade em que exibiu os troféus conquistados em Brasília para os participantes do evento.
CRITÉRIOS
A comissão julgadora, formada por representantes de diretorias da estatal, avalia 27 critérios que contemplam a gestão ambiental portuária, incluindo o atendimento a requisitos legais e ações de proteção ao ecossistema, a exemplo do uso adequado da água e de energia e de ações de combate ao descarte do lixo no mar. O porto organizado conta com sete terminais arrendados. A analista ambiental Maria do Carmo Tavares, da Diretoria de Licenciamento Ambiental da Agência Estadual de Meio Ambiente, representou o órgão estadual na cerimônia.
De acordo com o diretor interino de Sustentabilidade da empresa, Paulo Teixeira, o selo tem validade de um ano e contempla os terminais comprometidos com a sustentabilidade, atingindo os critérios estabelecidos pelo Porto de Suape em 2021, quando ocorreu o lançamento da certificação. “Qualquer iniciativa em defesa do meio ambiente merece o nosso respaldo. É um selo que simboliza o engajamento dos nossos parceiros na execução de suas operações em sintonia com a Agenda ESG (gestão ambiental, social e de governança)”, salientou.
Fonte: Informativo dos Portos