Superintendente do Porto de Santos é assassinado; ação do PCC é hipótese
Valter Barbosa foi morto, na rodovia Régis Bittencourt. Polícia trabalha com hipótese de emboscada
O capitão de corveta e superintendente do Porto de Santos, Valter Barros Barbosa, 55, foi assassinado na noite de quarta-feira (13) após ser abordado por criminosos na rodovia Régis Bittencourt, na altura de Cajati, cidade a 250 km de distância da capital paulista.
Valter Barros dirigia o carro ao lado da mulher. Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), a mulher relatou na delegacia que os dois foram fechados por um carro prata antigo. Dois criminosos com os rostos cobertos obrigaram o casal a parar. Enquanto desciam do veículo, Barbosa foi baleado. Segundo o Boletim de Ocorrência, os criminosos fugiram levando celular e carteira, mas não especifica de qual das vítimas.
Investigadores de Santos, de Cajati, da cúpula da Polícia Civil e membros do MP (Ministério Público) disseram ao UOL que ainda é cedo para definir a motivação do crime, que nada está descartado, mas, por envolver o Porto de Santos, deve ser investigada uma possível ação do PCC (Primeiro Comando da Capital).
O porto é estratégico para a facção paulista. É de lá que partem grandes remessas de drogas — principalmente a cocaína — do Brasil para a Europa, África e Ásia em navios de carga. Um inquérito foi instaurado para tentar esclarecer as circunstâncias e encontrar os criminosos.
Capitão seria o novo diretor no Porto de Imbituba (SC)
Barbosa assumiu o cargo de superintendente por indicação de Marcelo Ribeiro de Souza, oficial superior da Marinha com 36 anos de serviços prestados e que se tornou diretor de Operações da Codesp em março de 2019. Como superintendente, Barbosa era responsável por áreas como a programação dos navios e a fiscalização de determinadas operações.
Santos Port Authority
A Santos Port Authority (SPA) informou por meio de nota que Barbosa tinha acabado de se desligar do cargo e estava a caminho do estado de Santa Catarina, para assumir a diretoria de Infraestrutura e Logística na SCPar Porto de Imbituba (SC). “Valter foi um exemplo de líder e companheiro de trabalho que a muitos ensinou e inspirou em pouco mais de um ano de atuação na SPA. Não só com sua excelência profissional, mas, sobretudo, com sua simplicidade e disposição para ouvir e falar”, escreveu a SPA.
Fonte: Uol Notícias / Foto: ilustrativa