Tecon Rio Grande fecha parceria com a chinesa Foton

O Tecon Rio Grande – um dos principais Terminais de Contêineres da América Latina – firmou parceria com a Foton Aumark do Brasil, representante exclusiva no País para os caminhões da Beiqi Foton Motors Co., marca de veículos comerciais leves e pesados do Grupo Baic na China, um dos mais importantes conglomerados industriais daquele país, que está se instalando em Guaíba (RS).

O objetivo da união é movimentar as cargas oriundas do continente asiático por meio do terminal. Neste momento, o Tecon Rio Grande irá operar contêineres com materiais destinados ao início das obras para construção da fábrica. O primeiro deles será desembarcado ainda neste mês, no Terminal. O acordo prevê, ainda, a movimentação de outras cargas, como peças e componentes. O início das operações da Foton no Estado está previsto para 2016.

Para o diretor Comercial do Tecon Rio Grande, Thierry Rios, a parceria com a Foton é estratégica para a empresa: “Esse acordo representa um momento importante para o terminal. Já trabalhamos com cargas de diferentes segmentos e origens e essa parceria prova a capacidade de atendermos a diversos mercados. Além disso, a presença da Foton no Rio Grande do Sul trará uma série de benefícios, como a geração de novos empregos e movimentação de vários setores da economia gaúcha”, destacou.

O momento é favorável ao Terminal que registrou, em abril, o melhor desempenho de sua história, com crescimento de 32,7%, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram movimentados 41.575 contêineres – 640 em média por navio. No acumulado do ano já são 29% a mais que em 2013. Esse resultado se deve, principalmente, aos transbordos oriundos da Argentina.

O Tecon Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, é hoje um dos mais importantes terminais de contêineres da América Latina. Empresa subsidiária do Grupo Wilson, Sons de Comércio Ltda, o Tecon está em atividade no Porto de Rio Grande desde 1997, quando venceu a licitação para administrar o terminal de contêineres. Neste período, vem operando as principais linhas de navegação que escalam o País. Tem cerca de 3 mil importadores e exportadores, tendo se tornado fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado.

A Wilson, Sons, com mais de 170 anos de história, tem sede no Rio de Janeiro. É a terceira maior operadora de terminais de contêineres do Brasil, pois além do Tecon Rio Grande, opera também o Terminal da Bahia. Nestes dois terminais, os serviços prestados consistem principalmente no carregamento e descarregamento das embarcações e na armazenagem de carga. As principais atividades da Wilson, Sons compreendem: terminais portuários, rebocagem, logística, agenciamento marítimo, offshore e estaleiros.

Fonte: Jornal Agora (RS)