Terminal de Toras do Porto de Pelotas bate recorde de movimentação em maio

Terminal de Toras do Porto de Pelotas bate recorde de movimentação em maio

As operações no Terminal de Toras do Porto de Pelotas alcançaram um novo recorde de movimentação no mês de maio, com o carregamento de 34 barcaças – somando 83 mil metros cúbicos, o que equivale a aproximadamente 62 mil toneladas de madeira. A madeira de 14 municípios da região é transportada pela hidrovia de Pelotas até a fábrica da CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba. Devido principalmente à movimentação de madeira do terminal, a tonelagem movimentada no Porto de Pelotas nestes cinco meses de 2017 já é 43 mil toneladas maior do que o total contabilizado nos 12 meses do ano passado, incluindo todos os tipos de cargas.

De acordo com o Gerente de Contratos da Sagres, Bruno Carvalho, o resultado obtido no mês de maio já está muito próximo da meta estabelecida para o ano de 2017. “Estes resultados já no quinto mês do ano demonstram a eficiência operacional alcançada durante cada uma das etapas, zelando sempre pela segurança e sem nenhum registro de acidente desde o início das operações”, destaca. A eficiência operacional também atingiu novo recorde, com o tempo médio de carregamento das barcaças ficando com a média de 8 horas. O resultado representa uma redução de aproximadamente 65% em relação aos tempos do primeiro mês de operação, em outubro de 2016.

GANHO AMBIENTAL – Os dados de maio representam cerca de 4 mil viagens a menos de caminhões nas estradas só neste mês, caso este volume de carga tivesse chegado até Guaíba pelo modal rodoviário. Segundo Bruno, a logística inversa é uma operação moderna, que se mostra cada vez mais necessária, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da hidrovia no Rio Grande do Sul e que além de eficiente, representa muito em termos ambientais e de segurança. “Se formos analisar os dados desde o começo das operações no Terminal de Toras do Porto de Pelotas, em outubro de 2016, já estamos com cerca de 20 mil viagens a menos de caminhões nas estradas”, complementa. Entre outubro de 2016 e maio deste ano foram carregadas 159 barcaças de madeira, totalizando 381 mil metros cúbicos (282 mil toneladas) de madeira. “São números expressivos, que nos enchem de entusiasmo e contagiam essa equipe afinada e dedicada que se empenha para chegar a estes bons índices”, finaliza Bruno.

ENTORNO – Paralelamente ao processo logístico, as ações do Porto das Artes com a comunidade prosseguem de vento em popa. As escolas EMEF Carlos Laquintinie, EMEF Ferreira Vianna, EMEF Jeremias Fróes, EMEI Marília Poliesti, EMEI Diryo Gorgot e EMEI Marechal Ignácio de Freitas Rolim são contempladas. No mês de maio os coletivos culturais que atuam em oficinas voltadas à comunidade realizaram 85 atividades, atingindo 1.377 pessoas. As equipes do Cruzeiro do Saber, Tholl, Porto Memória nas Escolas, Sofá na Rua, Associação Hélio D’ Angola e Hip Hop em Movimento levaram inclusão e cidadania aos jovens e adultos que participam do projeto.