Terminal portuário da ADM na região de Barcarena (PA) começa a operar

Terminal portuário da ADM na região de Barcarena (PA) começa a operar

A multinacional americana ADM, uma das maiores empresas de agronegócios do mundo, com faturamento global da ordem de US$ 100 bilhões por ano, informou nesta quinta-feira que está oficialmente autorizada a utilizar o terminal portuário de Ponta da Montanha, na região de Barcarena, a 20 quilômetros de Belém, no Pará. O sinal verde veio com o ato declaratório executivo nº 9 da Superintendência Regional da Receita Federal da 2ª Região Fiscal, publicado na edição de hoje do “Diário Oficial da União”.

O terminal servirá para agilizar o escoamento de grãos — sobretudo soja e milho — da empresa pela chamada Saída Norte. Segundo a empresa, a instalação tem capacidade para movimentar cerca de 1,5 milhão de toneladas em sua primeira fase de operações, mas esse volume poderá alcançar 6 milhões de toneladas por safra na segunda fase, prevista para 2016. A ADM informou que os primeiros caminhões de soja já começaram a descarregar no terminal.

“A ADM possui um plano logístico baseado na multimodalidade do transporte. A empresa conta com parceiros de terminais de transbordos e transporte fluvial nas rotas de Porto Velho (RO), via Rio Madeira, até Barcarena, e também está finalizando um novo projeto logístico na região de Miritituba e Marabá, onde utilizará a hidrovia pelo Rio Tapajós e Tocantins”, informou a empresa em comunicado.

Fonte: Valor Econômico