Terminal portuário de Santos chega a 280 dias sem acidentes graves

A Brasil Terminal Portuário (BTP) encerrou o último ano com a marca de 2.013.885 horas/homem sem acidentes com afastamento em seu terminal, localizado na região da Alemoa, na Margem Direita do Porto de Santos. Segundo a empresa, esse total equivale a 280 dias e é resultado de campanhas internas de conscientização e de seu programa de segurança.

Entre as medidas adotadas, está o treinamento dos funcionários com foco em riscos operacionais, o que ocorre desde o início das operações do terminal, em 2013. Há ainda o programa Stop, implantado em outubro desse ano e que tem como objetivo estimular,entre os colaboradores, a identificação e a observação de riscos em potencial de acidente no trabalho.

Desde a inauguração da BTP, mais de 600 embarcações já atracaram em seu cais e, até o mês passado, 847.204 TEUs foram movimentados. Diariamente, cerca de 460 funcionários atuam na operação do terminal.

De acordo com o gerente de Segurança do Trabalho da empresa, Rogério Bighi, foi criada uma cultura de respeito à segurança. Com base nela, os colaboradores cuidam de sua segurança e se responsabilizam pela dos outros.

“A operação de um terminal é por essência arriscada e também completamente integrada, ou seja, a atividade de um colaborador irá inevitavelmente afetar o outro. Isso precisa estar muito claro para que todas as funções sejam realizadas sempre com o máximo de responsabilidade e segurança. Estamos tendo ótimos resultados, o que reforça o comprometimento de nossa equipe”, afirma o gerente de Segurança do Trabalho.

Fonte: Tribuna Online