Transição na operação das barcas dá sinais e logo da CCR começa a ser removido
A transição da operação das barcas do Rio, que passará da CCR para o Consórcio Rio Barcas, já está dando sinais. O logo da atual administradora está sendo removido e os veículos que prestam serviços para a concessionária começaram a circular sem identificação.
A operação será oficialmente transferida para o Consórcio Rio Barcas no dia 11 de fevereiro. O novo consórcio é formado por quatro empresas: BK Consultoria, Internacional Marítima, Innovia Soluções Inteligentes e Sudeste Navegação.
O contrato, assinado em 10 de janeiro, prevê a gestão das barcas pelos próximos cinco anos, com possibilidade de prorrogação por mais cinco. Diferente do modelo anterior de concessão, o consórcio atuará como prestador de serviço, com o governo estadual ficando responsável pela receita das tarifas.
O governo pagará ao consórcio um valor fixo de R$ 1,9 bilhão, independentemente da arrecadação com as tarifas. A gestão será mais direta, permitindo ao Estado maior controle sobre horários, rotas e a quantidade de embarcações a serem usadas.
O governador Cláudio Castro (PL) afirmou que a mudança é estrutural e promete melhorar a operação, evitando, por exemplo, que embarcações grandes circulem com poucos passageiros em horários deficitários.
Fonte: Tempo Real