Transporte aquaviário é essencial para comunidades de baixa renda, aponta levantamento

Transporte aquaviário é essencial para comunidades de baixa renda, aponta levantamento

Um estudo recente revela que o transporte aquaviário de passageiros desempenha um papel importante na mobilidade e no desenvolvimento socioeconômico de diversas comunidades, especialmente nas áreas mais isoladas. O relatório final do estudo “Perfil dos Usuários dos Serviços de Transporte Hidroviário de Passageiros da Navegação Interior” no país foi aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), na última reunião do colegiado.

Aproximadamente 55% dos usuários utilizam o serviço para atividades rotineiras, como trabalho, cuidados de saúde e estudo, destacando sua importância para a integração regional. A segurança foi apontada como o atributo mais valorizado pelos passageiros, com 28,1% das menções, seguida pelo preço justo (16,2%) e conforto (14,3%). O levantamento também traçou um perfil dos usuários: a maior parte (31,7%) está na faixa etária de 25 a 36 anos, enquanto 35,4% têm ensino médio completo e 72,1% possuem renda familiar de até três salários mínimos, sendo 39,9% com renda de até um salário mínimo.

O levantamento integra a agenda plurianual de estudos (2021-2024) da agência e será usado como subsídio para a promoção de estratégias de melhorias para os serviços de transporte de passageiros. Esses dados reforçam a relevância do transporte hidroviário como uma opção acessível e econômica, especialmente para as populações de baixa renda. A modicidade tarifária se destaca como um fator essencial para garantir o acesso ao transporte sem comprometer o orçamento familiar.

O diretor da Antaq, Wilson Lima Filho, que relatou o processo, explicou que essa é uma ferramenta fundamental para o planejamento estratégico da agência reguladora, permitindo melhor compreensão do perfil e das demandas dos usuários, tendo em vista que o estudo apresenta o cenário de perfil socioeconômico, fatores demográficos e a satisfação com os serviços por parte dos usuários.

Fonte: Portos e Navios