Treinamento simula combate a derramamento de óleo no Porto de Santos

Treinamento simula combate a derramamento de óleo no Porto de Santos

Cerca de 70 profissionais de segurança participaram, nesta terça-feira (8), de um simulado de combate a derramamento de óleo no mar do Porto de Santos (SP). O treinamento, realizado na sede da Fundação Centro de Excelência Portuária de Santos (Cenep), foi conduzido como um “simulado de mesa”, ou seja, fora do ambiente real, com o uso de uma maquete do porto de cerca de seis metros.

A atividade faz parte do Plano de Área do Porto de Santos e Região (PAPS), coordenado pela Autoridade Portuária de Santos (APS). Esse plano envolve os terminais do estuário de Santos e busca preparar as equipes para responder a acidentes com derramamento de óleo.

O cenário do exercício simulou uma colisão entre um navio petroleiro e um navio de cruzeiro, resultando em vazamento de óleo no mar. As equipes foram divididas entre colaboradores da APS, terminais, empresas contratadas, entidades ambientais, além de representantes do Corpo de Bombeiros e das Prefeituras de Guarujá e Santos. A comunicação entre os times ocorreu via rádio ou formulário, e o foco principal foi o treinamento para conter e recolher o óleo, além de proteger a fauna e as comunidades próximas.

O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou que o Porto de Santos realiza mais de cem simulados de emergências por ano, garantindo que as equipes estejam preparadas para lidar com situações de risco ao meio ambiente, à segurança das pessoas e ao patrimônio. Além da autoridade portuária, o PAPS conta com a participação de entidades como Ibama, Cetesb, Marinha do Brasil e as defesas civis municipais.

Fonte: Portos e Navios