Vale reduz produção de minério de ferro em 4,9% no 1º tri; vendas crescem

Vale reduz produção de minério de ferro em 4,9% no 1º tri; vendas crescem

A produção de minério de ferro da Vale caiu 4,9% no primeiro trimestre ante o mesmo período de 2017, para 81,95 milhões de toneladas, devido principalmente à decisão de reduzir a produção de produtos de menor qualidade e a chuvas intensas, informou a empresa nesta segunda-feira (16).

Na comparação com o quarto trimestre de 2017, a produção caiu 12,2%.

Entretanto, segundo a Vale, as vendas da commodity cresceram 9% nos primeiros três meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado, para 71,221 milhões de toneladas.

Com isso, os volumes de venda de minério de ferro e pelotas atingiram um recorde de 84,3 milhões de toneladas para um primeiro trimestre, alta de 6,4 milhões de toneladas ante o mesmo período do ano passado.

A alta das vendas, segundo a Vale, ocorreu como resultado da flexibilidade e gestão ativa da cadeia de logística, que contribuiu para a realização de preço e margem.

“O mix de vendas da Vale melhorou substancialmente ano contra ano, como resultado do ‘ramp up’ de S11D e da decisão de reduzir progressivamente a produção de minério de baixa qualidade”, disse a companhia em seu relatório de produção.

A participação da venda de pelotas, finos de Carajás e minério blendado aumentou para 76 por cento no primeiro trimestre, contra os 67% sobre as vendas totais ante o mesmo período do ano passado.

Consequentemente, apontou a Vale, o mix de vendas dos produtos da Vale alavancou o impacto do prêmio de mercado, levando a um aumento na qualidade e prêmio médio do preço “CFR/FOB wmt’ realizado, que totalizou US$ 5,2 por tonelada no primeiro trimestre deste ano, ante US$ 2,3 no primeiro trimestre de 2017.

Fonte: G1