Wilson Sons entra para Programa Brasileiro GHG Protocol

Wilson Sons entra para Programa Brasileiro GHG Protocol

A empresa está entre as primeiras do setor naval e portuário no Brasil a adotar a metodologia e a publicar seu próprio inventário

O Grupo Wilson Sons passará a integrar, a partir de agosto deste ano, o Programa Brasileiro GHG Protocol, que estimula o desenvolvimento e publicação de inventários corporativos de emissões de gases do efeito estufa (GEE). A empresa está entre as primeiras do setor naval e portuário no Brasil a adotar a metodologia e a publicar seu próprio inventário.

Ao longo do ano passado, foram emitidas, por todas as empresas da companhia, cerca de 62,5 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e). Por conta da alta utilização de equipamentos que exigem a queima de combustíveis fósseis, as unidades de negócios com maior emissão foram a de Rebocadores e Terminais. Por sua vez, o negócio que registrou a menor emissão foi o Agenciamento Marítimo.

O inventário passará a ser uma ferramenta para mapear oportunidades e estratégias e, então, adotar ações de redução e ou compensação de emissões de gases.  O Grupo Wilson Sons já adota iniciativas de redução das emissões de GEE através da introdução de tecnologias com menor impacto ambiental, como a implementação da COR (Central de Operações de Rebocadores), em 2011. Através do rastreamento remoto das embarcações da empresa, o centro ajuda a identificar rotas e velocidades mais eficientes. Já nos terminais de contêineres operados pela empresa, a instalação de equipamentos portuários elétricos reduziu o consumo e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa.

Fonte: Guia Marítimo