Wilson Sons inicia testes com drones em Salvador

Wilson Sons inicia testes com drones em Salvador

A Wilson Sons iniciou, em janeiro, testes com drones para entregas e coletas em embarcações no Porto de Salvador (BA). O objetivo da arrendatária do terminal de contêineres local, é tornar as operações portuárias mais seguras, eficientes e sustentáveis. Os veículos aéreos não tripulados são da empresa Speedbird Aero, especializada no projeto, fabricação e operação de drones.

A diretora-executiva da Agência Marítima da Wilson Sons, Flávia Carvalho, avalia que a iniciativa se antecipa às transformações na dinâmica operacional do setor portuário. Ela ressaltou que todas as autorizações e licenças necessárias para a operação foram obtidas com as autoridades competentes.

A Speedbird Aero, que também tem operações em Cingapura, é especializada em soluções de logística aérea não tripulada. Uma das tecnologias permite operação sem contato visual entre piloto e aeronave e sem necessidade de observador auxiliar para voos de longa distância. A empresa obteve a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar sistemas aéreos não tripulados (UAS) em 2022.

Fonte: Portos e Navios