Wilson Sons iniciará em 2025 construção de 3 rebocadores sustentáveis
A Wilson Sons começará iniciará em 2025 a construção de três novos rebocadores com tecnologia sustentável e alta potência no estaleiro do Guarujá (SP). Essas embarcações fazem parte da modernização da frota de mais de 80 rebocadores da companhia, que opera ao longo da costa brasileira. Os novos rebocadores serão da classe ASD 2312, com 23 metros de comprimento, 12 metros de largura e propulsão azimutal, capazes de desenvolver 70 toneladas de bollard pull (tração estática).
A construção segue o padrão IMO TIER III da Organização Marítima Internacional, o que garante a redução de até 70% dos óxidos de nitrogênio. Além disso, o casco, projetado pela Damen Shipyards, utiliza o sistema de duplas quilhas (twin fins) para reduzir em até 14% o consumo de combustível fóssil, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa e a melhoria da qualidade do ar nos portos.
Essas embarcações contarão com sistemas de combate a incêndio com capacidade de 2.400 litros por hora (FiFi I), motores principais com menor número de cilindros para reduzir as emissões e mantendo o mesmo bollard pull de 70 toneladas. As entregas estão programadas para novembro de 2025, março e junho de 2026. Com a nova série, a Wilson Sons terá construído um total de 156 embarcações.
A Wilson Sons também registrou crescimento de 22% nas manutenções programadas, com previsão de 27 docagens em 2024. No estaleiro, a empresa executa reparos estruturais, manutenção de propulsores, sistemas elétricos e pintura de casco, empregando cerca de 300 profissionais especializados para dar suporte às atividades de construção e manutenção.
Fonte: Portos e Navios