Wilson Sons Rebocadores inicia novo ciclo de embarcações

Wilson Sons Rebocadores inicia novo ciclo de embarcações

WS Phoenix, entregue em março, é o primeiro de uma série de 12 rebocadores, com investimento de US$ 140,7 milhões

A Wilson Sons Rebocadores, empresa de apoio portuário do Grupo Wilson Sons, recebeu no final de março o rebocador WS Phoenix. A embarcação, construída pela Wilson Sons Estaleiros, no Guarujá, é a primeira de uma série de 12 com previsão de entrega até 2016. O investimento total é de US$ 140,7 milhões, dos quais 84% são financiados pelo Fundo de Marinha Mercante.

Segundo o diretor operacional da Wilson Sons Rebocadores, Sérgio Guedes, o início da operação do WS Phoenix marca um novo momento para a companhia.

“Hoje, temos outros 65 rebocadores em operação e prestamos serviço em toda a costa brasileira. Com essas novas embarcações, nossa capacidade de atender tanto operações tradicionais quanto especiais irá crescer”, ressaltou Guedes.

Rebocador WS Phoenix

O novo rebocador possui 72 toneladas de tração estática e está equipado com sistema de combate a incêndio (Fire Fighting 1), motor Caterpillar e propulsores fabricados pela Schottel. Até o final de 2014, outras quatro embarcações deste tipo serão entregues pela Wilson Sons Estaleiros.

Mudanças

Os rebocadores do Grupo, que são batizados com nomes de corpos celestes, também passam por uma mudança de identidade e devem agora conter o prefixo WS, aumentando a identificação com a Wilson Sons. Os rebocadores que já estão em operação devem receber a nova identificação em breve.

“Para nós, é muito importante que nossos clientes, parceiros e as autoridades portuárias saibam que se trata de uma embarcação da Wilson Sons Rebocadores só de ler o nome. Temos a maior frota do Brasil e somos reconhecidos pela excelência em nossas operações”, destacou Guedes.

Qualificação

Outro destaque é o Centro de Aperfeiçoamento Marítimo William Salomon (CAMWS), localizado no Guarujá, onde são capacitados os profissionais da Wilson Sons Rebocadores. As aulas abordam temas fundamentais para os tripulantes, como navegação, operação de equipamentos para auxílio à navegação, manutenção e avarias operacionais, saúde, meio ambiente e segurança (SMS) e gestão da qualidade.

No ano passado, mais de 110 comandantes e 30 chefes de máquinas foram treinados. Para 2014, a meta é atender os demais chefes de máquinas e elaborar uma nova linha de treinamento para ambas as funções.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Wilson Sons