Ministério da Defesa anuncia a nova Estação Radar da FAB em Corumbá (MS)

Ministério da Defesa anuncia a nova Estação Radar da FAB em Corumbá (MS)

Equipamentos do local monitoram o espaço aéreo brasileiro e contribuem no combate ao tráfico de armas e drogas

O Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), inaugurou a Estação Radar de Vigilância Aérea em Corumbá, no Mato Grosso do Sul. A abertura do novo espaço faz parte do processo de modernização da rede de radares de vigilância do Sistema do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

O novo equipamento visa reforçar a segurança do espaço aéreo na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia, além de facilitar o monitoramento de aeronaves voando em baixas altitudes na região de fronteira e ampliar a capacidade de identificação de voos não autorizados, no combate ao tráfico de drogas e de armas.

Durante a cerimônia, o presidente Jair Bolsonaro ativou a estação radar por meio de vídeos interativos de acionamento do sistema e deu o comando de interceptação de uma aeronave ilícita para o piloto do Super Tucano A-29, durante uma ação simulada para demonstrar a atuação do sistema.

Bolsonaro também pontuou a importância dos novos equipamentos para o combate ao tráfico. “O que estamos inaugurando aqui, ajudará em muito a nossa PF [Polícia Federal] e também a nossa PRF [Polícia Rodoviária Federal] no combate aos ilícitos. Em especial, o tráfico de drogas e armas ilegais”. Bolsonaro também destacou a atuação das forças policiais que “vem batendo recorde de apreensão de drogas e armamento pelo Brasil”, afirmou.

A estação

A nova estação conta com radares primário e secundário. O primário faz parte de uma nova geração de radares de longo alcance com capacidade para detectar aeronaves cooperativas e não-cooperativas. Também identifica alvos com precisão, além de ter funções de proteção eletrônica que resguardam os radares contra interferências eletromagnéticas, sejam elas intencionais ou não. O radar secundário obtém informações como identificação, altitude e velocidade de aeronaves.

A solenidade ainda contou com a presença do Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, a Senadora Soraya Thronicke, o Chefe do Estado Maior da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, deputados federais e autoridades civis e militares.

*Com informações do Ministério da Defesa