
Forças Armadas transferiram mais de 600 pacientes de Manaus para outros estados
Apoio logístico empregado pelos militares se estende também ao transporte de oxigênio e demais insumos médicos
Devido à crise sanitária do Covid-19 em Manaus, o Ministério da Defesa anunciou que as Forças Armadas já viabilizaram a transferência de 619 pacientes para outras capitais em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Desses, 16 são pacientes oncológicos, transportados para o Rio de Janeiro a fim de reduzir a ocupação de leitos na rede pública de saúde na capital amazonense.
Desde o início das ações de caráter emergencial, no dia 07 de janeiro, foram realizados 61 voos para o deslocamento de pacientes entre as capitais do País. “O esforço aéreo no combate à pandemia de covid-19 já ultrapassa 1.590 horas de voo”, disse o Ministério.
O empenho militar também tem beneficiado as ações de vacinação dos povos indígenas. Os Comandos Conjuntos Amazônia, Norte, Nordeste, Oeste e do Rio Grande Norte e Paraíba prestaram apoio logístico à Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI. Até o momento, mais de 75.760 indígenas foram imunizados contra a Covid-19 em 34 Distritos Sanitários Especiais Indígena (DSEI).
Foto: Divulgação/MD