
2º Fórum Permanente de Segurança da Navegação acontece em Manaus
A 2ª edição do Fórum Permanente de Segurança da Navegação com o tema “Segurança para os Transportadores Fluviais – Desafios na Região Amazônica”, o evento reuniu representantes de órgãos públicos, entidades e empresas privadas para debater ideias e propor soluções para os principais desafios da navegação na região.
O Diretor de Portos e Costas da Marinha, Vice-Almirante Carlos André Coronha Macedo, realizou a abertura do Fórum por meio de videoconferência e destacou a importância de fomentar as discussões acerca da Segurança da Navegação na região amazônica, incluindo diversos atores efetivamente ligados à área.
O Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante João Alberto de Araújo Lampert, explicou que a MB, como Autoridade Marítima, estará sempre presente nessas discussões. “O papel da Marinha do Brasil na região amazônica tem como foco a garantia da soberania, a segurança da navegação e o apoio às populações ribeirinhas. Mas o fator da segurança de embarcações, que frequentemente sofrem com atentados e roubos armados, há de ser discutido de forma sinérgica entre autoridades de Segurança Pública do nível estadual e federal”, ressaltou.
O Chefe do Estado-Maior do Comando do 9º Distrito Naval, Contra-Almirante Sérgio Tadeu Leão Rosário, destacou que, à medida que o desenvolvimento econômico da região avança, surgem também novos desafios, como a implementação de projetos estruturantes, a capacitação de mão de obra, a segurança patrimonial e a proteção dos meios empregados na navegação, entre outros. “A Marinha retomou as discussões relacionadas à segurança por meio deste Fórum. É a busca por uma sinergia, com a reunião desses atores, para encontrar soluções e discutir as questões tão importantes para o desenvolvimento da região. A Marinha funciona como uma catalisadora e essa atividade promove justamente essa integração muito importante para nossa região.”
Programação
A abertura do Fórum foi realizada pelo Diretor de Portos e Costas da Marinha, Vice-Almirante André Macedo, seguida de um ciclo de palestras com representantes da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas, da Federação das Empresas de Navegação Aquaviária (FENAVEGA), do Comando da Flotilha do Amazonas, do Sindicato das Empresas de Navegação do Amazonas (Sindarma) e da empresa RDB Seguros.
“Quero parabenizar a Marinha pela realização do Fórum, que aborda a segurança da navegação de forma abrangente, tratando não apenas da pirataria, mas também de questões de navegabilidade, com o objetivo de garantir uma navegação mais segura e eficiente”, disse o Presidente da FENAVEGA, Raimundo Holanda.
“Esse Fórum tem uma importância muito grande para a navegação, porque a Marinha é a principal parceira que os armadores têm, é aquela que realmente vistoria e fiscaliza. Então, essa parceria e essa iniciativa da Marinha de criar esse Fórum de Segurança é de suma importância para a navegação no Amazonas”, declarou Galdino Alencar, Presidente do Sindarma.
O Fórum Permanente de Segurança da Navegação foi concluído com uma mesa redonda que abordou o tema “Ações Integradas para a Segurança nos Rios”, com representantes da Marinha, das Secretarias de Segurança Pública e da Fazenda dos estados do Amazonas e de Rondônia. Também foi elaborado um relatório com as principais ideias de ações integradas para a segurança nos rios, além de sugestões de políticas públicas para fortalecer essa pauta.
Fonte: Agência Marinha de Notícias